Receita Federal apreende sete toneladas de produtos não declarados

A Alfândega da Receita Federal no Porto de Salvador apreendeu no dia 22 de fevereiro uma carga de aproximadamente sete toneladas, com valor estimado em R$ 5 milhões. Na carga apreendida foram encontrados relógios, óculos de sol e tênis de grifes conhecidas. Há indícios de que tais produtos sejam falsificações de boa qualidade.

O conteúdo do contêiner, previamente selecionado pela equipe de vigilância aduaneira para verificação física, a partir de técnicas de análise de risco utilizadas pela Receita Federal e observação de imagens em equipamentos de raio-X, não correspondia ao que havia sido declarado.

Segundo a documentação, no contêiner deveriam estar contidos chapéus, copos de vidro e sacos de plástico para embalagem, armazenados em 292 caixas. No entanto, no momento em que foi aberto, a equipe observou que apenas nas caixas que estavam posicionadas na frente do contêiner havia chapéus. Uma amostra dos produtos apreendidos será encaminhada para os proprietários das marcas verificarem se são realmente falsificados.

A 5ª Região Fiscal da Receita Federal tem buscado intensificar a fiscalização de mercadorias de origem chinesa, tanto na zona primária (portos, aeroportos e pontos de fronteira alfandegados) quanto na zona secundária (o restante do território nacional). Na zona primária são fiscalizados os contêineres de mercadorias importadas da China, para verificar se há alguma irregularidade quanto à pirataria ou falsa declaração de conteúdo, antes de serem liberados.

a zona secundária, a Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho realiza fiscalizações para verificar se as mercadorias expostas à venda entraram regularmente no país.

Na manhã de terça-feira (7/3), a equipe da Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho da 5ª Região Fiscal reabriu o contêiner para fazer a contagem das mercadorias.

Fonte: Receita Federal

Share and Enjoy

  • Twitter
  • Add to favorites
  • Email
  • Print
  • LinkedIn

Deixe uma resposta